8ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ÁGUA SANTA ACONTECERÁ EM JULHO8ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ÁGUA SANTA ACONTECERÁ EM JULHO

30/07/2023 Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação irá promover no dia 06 de julho, às 13h, no Centro de Convivência Pe. Darcy Zanolla, a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social que terá como tema a “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

As conferências de assistência social são espaços de participação com o objetivo de avaliar o Sistema Único da Assistência Social – SUAS e propor as diretrizes para o seu aperfeiçoamento, por meio de deliberações coletivas, considerando ofertas e garantias de direitos.

As conferencias são importantes espaços de controle social e de fortalecimento da cidadania. É uma oportunidade de pensar a política pública de assistência social que só pode se concretizar com financiamento público e participação social. Para isso, é necessário a participação da população como um todo, pois assim atingirá o objetivo das ações na defesa e manutenção das conquistas alcançadas no âmbito do SUAS.

Durante a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social serão debatidos 05 eixos temáticos.

Eixo 1 – Financiamento: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos à garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais do país.

Eixo 2 – Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de controle social com diretrizes democráticas e participativas.

Eixo 3 – Articulação entre segmentos: Como potencializar a participação social no SUAS?

Eixo 4 – Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS.

Eixo 5 – Benefício e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

Aproveitamos para estender o convite para toda a população água-santense participar da Conferência. A presença de todos será muito importante, por isso contamos com a participação de todos no processo conferencial de 2023 do nosso município de Água Santa.