Administração Municipal de Água Santa entrega nova cadeira de rodas motorizada para BaduAdministração Municipal de Água Santa entrega nova cadeira de rodas motorizada para Badu

27/02/2024 Assessoria de Comunicação

A Administração Municipal através da Secretaria da Assistência Social realizou nesta quarta-feira, 21, a entrega de uma cadeira de rodas motorizada para o escritor Valdir dos Santos, conhecido como Badu. A cadeira anterior de Badu foi danificada devido às enchentes causadas pelas fortes chuvas em 2023, e após esforços do poder público municipal, uma solução foi encontrada com sucesso através de uma parceria com sistema SUS — Sistema Único de Saúde.

A entrega da cadeira de rodas aconteceu na ACD — Associação Cristã de Deficientes Físicos de Passo Fundo, com a presença da equipe técnica do CRAS — Centro de Referência e Assistência Social, Ilmara Sebben e Adriana Manica.

"Gostei bastante da cadeira, quero agradecer todo o empenho da Administração Municipal para conseguir a cadeira, além de todo o apoio de sempre para inclusão. Essa cadeira nova vai me ajudar muito e evitar que eu fique sem me locomover”, diz Badu.

A demanda da cadeira de rodas foi apresentada e solicitada durante a Expo Água Santa, em dezembro de 2023, para o Governo Estadual. Sendo que o prefeito Eduardo Picolotto, a secretária municipal de Assistência Social e primeira-dama, Débora de Cassia Melara, o secretário da Agricultura, José Lori Lorenzon e assistente social Ilmara P. Sebben realizaram a entrega da solicitação ao secretário estadual da Justiça e Cidadania e Direitos Humanos, Fabricio Guazelli Peruchin e subchefia de assuntos do interior da Casa Civil, Arlindo Lopes.

A Secretária de Assistência Social, Débora, destacou a importância do apoio das instituições envolvidas para possibilitar a aquisição da cadeira de rodas motorizada para Badu. A ação reforça o compromisso do município com a diversidade e a igualdade de oportunidades para todos os seus cidadãos.

"O caminho muitas vezes não é muito fácil e nem muito ágil, mas o segredo está em nunca desistir. Sabíamos que ia ser um pouco demorado, mas nunca perdemos a esperança e acreditamos no sistema e também nas pessoas que encontramos no meio do caminho, com certeza todos os envolvidos não mediram esforços e se dedicaram muito para o Badu estar recebendo hoje esta cadeira motorizada através do SUS. Agradeço a Secretaria de Saúde que nos ajudou com o preenchimento de todos os formulários necessários. Obrigado a todas as pessoas que se envolveram nesse pedido, garantindo assim o direito deste cidadão água-santense”, enfatiza a secretária de Assistência Social Débora.

O município entregou três cadeiras de rodas, além de Badu, Pietro de Abreu e Setembrina Daniel já estão com suas cadeiras adaptadas, sendo que duas foram adquiridas com recursos próprios municipais.

"A entrega da cadeira motorizada para Badu é uma conquista que representa um trabalho essencial para assegurar os direitos e a inclusão de todos os cidadãos de Água Santa. Ficamos felizes em poder contribuir com a qualidade de vida da nossa população”, diz o prefeito Eduardo.

Badu é um escritor, poeta e ativista cultural que contribui significativamente para a comunidade de Água Santa, realizando trabalhos sociais, palestras e contando histórias pela região. Sua história de superação e inspiração é evidente em sua obra literária, sendo autor de cinco livros, incluindo o popular O Espantalho Sonhador.