A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância das práticas inclusivas, do respeito às diferenças e da garantia dos direitos de cidadania e inclusão social de todos.
Em Água Santa, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu, entre os dias 25 a 29 de agosto, uma série de atividades junto aos alunos das escolas municipais, pais, comunidade em geral e, principalmente, com os integrantes do Grupo Vida. O intuito é reforçar o compromisso coletivo com uma sociedade mais justa, acolhedora e inclusiva.
A abertura da Semana foi marcada por um momento especial: os integrantes do Grupo Vida, acompanhados de suas professoras e do professor de música, realizaram uma apresentação emocionante, que encantou alunos de toda a rede municipal e estadual de ensino.
Através da música e da expressão artística, transmitiram uma mensagem de superação, talento e valorização da diversidade.
No dia 26, no turno da tarde, os professores, atendentes e monitores da rede municipal de ensino participaram de uma palestra intitulada como “Neurodesenvolvimento na Prática Escolar: Desafios e Possibilidades. Na parte da noite, pais e comunidade em geral puderam participar da palestra ministrada por Matheus Lira intitulada como “O que mudou na infância? Desafios e caminhos para pais”.
A confraternização entre as famílias do Grupo Vida aconteceu no dia 27 de agosto e reuniu os integrantes do Grupo, Associação de Pais e Amigos da Educação Especial e seus familiares em um almoço seguido de uma divertida gincana. No dia 28 a educação especial realizou um passeio cheio de novas descobertas e de muita diversão, no Primaves em Passo Fundo.
Para encerrar as atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, na tarde do dia 29 de agosto, os integrantes do Grupo Vida receberam integrantes de grupos da região para tarde repleta de troca, união e muita diversão.
Cada atividade desenvolvida reforça que a escola e a sociedade devem caminhar juntas para garantir que todas as pessoas tenham voz, espaço e reconhecimento. Mais do que uma programação, a Semana representa uma oportunidade de reflexão para toda a comunidade sobre a importância da inclusão e do respeito às diferenças.