Notícias Voltar

Água Santa intensifica articulação por infraestrutura e qualificação profissional em Porto AlegreÁgua Santa intensifica articulação por infraestrutura e qualificação profissional em Porto Alegre

31/07/2025 Assessoria de Comunicação

Em uma série de agendas realizadas nesta terça-feira, 29 de julho, a comitiva, composta pelo prefeito, Juliano Favretto, o vice-prefeito, José Lorençon, o presidente da câmara de vereadores, Alexandre Piton e o chefe de gabinete, Alexandro Rodigheri, esteve presente em três importantes órgãos estaduais: o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem -DAER, a Secretaria de Reconstrução do RS e a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Profissional.

A principal demanda apresentada na audiência pública entre a comitiva água-santense, o secretário de trabalho e desenvolvimento profissional, Gilmar Sossella, e o DAER, foi a pavimentação do trecho entre Água Santa e Tapejara, uma reinvindicação antiga da comunidade, que agora encontra-se em fase final de projeto. A comitiva pediu celeridade nos processos.

Essa obra será um marco para o desenvolvimento local e de toda a região. O trecho é essencial para o escoamento da produção agropecuária e industrial e para o deslocamento da população, assim como o trecho que liga a ERS-428 a BR-285, também tema de reinvindicações pela comitiva água-santense.

Nas reuniões com o diretor-geral do DAER, Luciano Faustino, e com o diretor de Gestão e Projetos, Sívori Sarti, a comitiva reforçou a necessidade de investimentos urgentes e solicitou o uso de recursos do Fundo de Reconstrução do RS para viabilizar as melhorias na via que encontra-se em más condições, colocando em risco a segurança dos motoristas e comprometendo a mobilidade da região. Além disso, a comitiva solicitou uma duplicação da ponte sobre a ERS-428 e um caminhódromo ao longo da ERS-428.

Em outro encontro, na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, a comitiva discutiu a adesão de Água Santa ao Programa RS Qualificação Recomeçar, voltado à formação profissional de trabalhadores e trabalhadoras em processo de requalificação. O programa oferece cursos alinhados com as demandas de mão de obra locais e prevê o pagamento de uma bolsa de incentivo à qualificação, auxiliando financeiramente quem busca novas oportunidades no mercado de trabalho.

As visitas demonstram o empenho da gestão municipal de Água Santa em buscar soluções concretas para as demandas da população, seja melhorando a infraestrutura viária ou promovendo oportunidades de crescimento profissional.





Compartilhar:
| WhatsApp