No dia 21 de junho, em Passo Fundo, ocorreram as provas campeiras do 37º Entrevero Cultural de Peões. Já nos dias 27 e 28 de junho, em Marau, aconteceu a 55ª Ciranda Cultural de Prendas e as provas artísticas do Entrevero, em sua fase regional.
O Piquete de Laçadores Pai João, de Água Santa, participou com quatro representantes:
Bruno Arcari – Peão Farroupilha
Mateus Zanini Três – Guri Farroupilha
Nicolas Michelon – Piá Farroupilha
Júlia Maito Dalmina – Prenda Mirim
No sábado, ao final de todas as provas, durante o baile de divulgação dos resultados, o município foi agraciado com conquistas expressivas para a entidade e para a comunidade água-santense:
Bruno Arcari consagrou-se 1º Peão Farroupilha da 7ª Região Tradicionalista
Mateus Zanini Três foi eleito 1º Guri Farroupilha da 7ª Região Tradicionalista
Nicolas Saggiorato Michelon conquistou o título de 2º Piá Farroupilha da 7ª Região Tradicionalista
Júlia Maito Dalmina obteve o 4º lugar na categoria Prenda Mirim
Com esses resultados, Água Santa conquista o direito de sediar, em 2026, o 38º Entrevero Cultural de Peões – Fase Regional, um evento histórico que colocará o município no centro das atenções dos 41 municípios da 7ª Região Tradicionalista e de mais de 100 entidades tradicionalistas.
Além disso, Água Santa estará representada no Entrevero Estadual de Peões, que acontecerá em abril de 2026, na cidade de Santa Maria, com dois representantes.
A Administração Municipal de Água Santa parabeniza o Piquete de Laçadores Pai João e seus jovens representantes por essas conquistas inéditas. Sentimo-nos orgulhosos por ver nossa cultura sendo preservada e representada com tanta dedicação, talento e amor pela tradição gaúcha. Reiteramos nosso compromisso de seguir apoiando e incentivando todas as iniciativas que promovam a cultura, a juventude e o nome de Água Santa em nível regional e estadual.
Nosso reconhecimento e gratidão a todos que fazem parte desta caminhada vitoriosa. Viva a tradição gaúcha!