A visita à filial da Somave aconteceu na manhã do dia 10 de abril e foi guiada pelo diretor executivo da empresa, o Sr. Tadeu Grando e contou com a presença do prefeito, Juliano Favretto, do vice-prefeito, José Lorençon, do coordenador de gabinete, Alexandro Rodigheri, do inspetor tributário, Darlan Dalagasperina, do presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Piton, e dos vereadores, Lair Terres de Quadros, Valmir Rodigheri, Veridiana da Silveira e Maria Lorizete Dalmina.
A matriz da empresa é na Cidade Gaúcha no Paraná e agora, além de contar com uma filial em Passo Fundo, contará com uma filial em Água Santa. O processo de instalação da empresa em Água Santa teve início ainda em 2024 quando a Somave comprou a unidade da Industria de Rações Patense LTDA, antiga Sebbo Passofundense Industria e Comércio de Rações Animais LTDA, localizada na comunidade da Gruta.
Nesse projeto, além da compra, em função de melhorias e reformas para adequação da planta nos padrões da empresa, foi realizado um investimento de mais de R$ 15.000.000,00 na filial de Água Santa.
A filial de Água Santa será a responsável pelo processamento de vísceras e penas oriundas da filial de Passo Fundo. Com volume aproximado de 31 toneladas de resíduos por dia. Prestarão também serviço da Vibra Foods de Soledade com volume aproximado de mais de 120 toneladas ao dia, gerando, aproximadamente, 151 toneladas de matéria prima in natura que serão processadas diariamente.
A comitiva água-santense conheceu de perto a realidade da empresa, sendo esse contato de extrema importância para o Poder Executivo que formulou o projeto de lei que deu entrada na outra semana e será votado na noite de hoje, 14 abril, pelo Poder Legislativo que, com a visita, está munido de conhecimento para conduzir a votação. A instalação da empresa no município gerará empregos, trazendo o desenvolvimento para Água Santa.