Notícias Voltar

PROJETO ARQUITETÔNICO DE RESTAURO DO CASARÃO SEGUE EM EXECUÇÃOPROJETO ARQUITETÔNICO DE RESTAURO DO CASARÃO SEGUE EM EXECUÇÃO

17/08/2023 Assessoria de Comunicação

Hoje, dia 17 de agosto, é comemorado o dia do Patrimônio Histórico e quis o universo que, sem planejar, os irmãos arquitetos e urbanistas, Vanise Regina Roman e Vlademir Roman, a arquiteta do município, Paula Panisson, a arquiteta Paula Fogaça e o engenheiro civil, Mateus Brugneroto da Abaporu, empresa responsável projeto arquitetônico de restauro do Casarão e o secretário de educação e Cultura, Daniel Poletto de Souza, estivessem reunidos em visita ao Casarão de Água Santa, tombado como patrimônio histórico em 2008.

Os irmãos Roman comentaram que “sabendo da contratação da empresa para a restauração do Casarão dos Rech e, como arquitetos e, principalmente, como água-santenses viemos para saber mais sobre o processo e tivemos a sorte de encontrarmos a equipe da Abaporu que foi muito proveitoso. Nossas ações foram sempre no sentido de preservar e valorizar o patrimônio histórico do município, desde o processo de tombamento. Cremos ser fundamental a restauração deste bem que é de grande importância para a memória e a identidade de todo o município e região”.

A equipe da empresa Abaporu está finalizando a primeira etapa do projeto que consiste em fazer levantamento de patologias; estudo de combate às patologias; técnicas de restauro aplicadas ao projeto em questão para logo em seguida prosseguir como projeto sendo a etapa seguinte a de conversa com a comunidade, onde serão realizadas roda de conversa com a comunidade; roda de conversa com a sociedade civil organizada; Google Forms com perguntas direcionadas para a comunidade; reunião de todos os documentos e projetos técnicos direcionados a revitalização do Casarão já efetuados, sendo eles de governo ou de trabalhos acadêmicos.

O próximo passo do projeto irá trazer a população água-santense para dentro desse estudo de restauros o que será parte fundamental para a elaboração desse projeto arquitetônico, pois será através das lembranças de cada um que o projeto será construído.

É por meio da memória que que nos orientamos para compreender o passado, o comportamento de um determinado grupo social, uma cidade ou mesmo uma nação, por isso a importância de se preservar o Patrimônio Histórico, neste caso o Casarão, está associada à constituição de uma memória coletiva. Restaurar o Casarão será a retomada das nossas raízes.





Compartilhar:
| WhatsApp