Programa Municipal de Aquisição de Alimentos leva alimentação acessível e saudável para famílias e incentiva a agricultura familiar
A alimentação acessível para todos e incentivar a agricultura familiar estão entre as prioridades da atual Administração Municipal. Sendo assim, foi criado, em abril de 2022, o PMAA — Programa Municipal de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, destacando Água Santa como município pioneiro no desenvolvimento do projeto-piloto, sem estar vinculado aos recursos de governos estadual ou federal.
O PMAA é coordenado pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, com o intuito de promover uma alimentação saudável e acessível às pessoas que estão em situação de insegurança alimentar e nutricional e pessoas que se enquadram em programas sociais atendidas pela rede socioassistencial.
O programa abastece as famílias com alimentos, fornecendo kits mensais. Já foram investidos cerca de R$ 190 mil na aquisição de alimentos da agricultura familiar, no período de abril de 2022 até agora.
Outro aspecto essencial do PMAA é o incentivo à agricultura familiar e aos pequenos agricultores. Atualmente, os pequenos agricultores de Água Santa têm a oportunidade de comercializar seus produtos através desse programa, o que contribui para o fortalecimento do setor, gera mais renda familiar e crescimento da economia local.
Um programa para chamar de nosso. O PMAA visa levar alimentação acessível e saudável para às pessoas que necessitam, além disso, os alimentos são adquiridos de produtores da nossa agricultura familiar. Esse é um programa piloto no estado por investir recursos próprios municipais, para atender quem precisa, pois quem tem fome não pode esperar”, destaca o prefeito Eduardo Picolotto.