21/03/2024 Assessoria de Comunicação

Para ofertar melhores condições de moradia aos indígenas da Comunidade do Carreteiro, em Água Santa, a Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, iniciou os trâmites para a construção de sete novas casas em madeira. Ao total, serão investidos mais de R$ 100 mil.

A construção das novas casas está sendo possível, após o Poder Público Municipal entrar com um pedido de petição no DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, para a doação de toras em madeira retiradas dos arredores da BR — 285. Foram conseguidas mais de 50 m³ de madeiras serradas. Para completar as construções, a Secretaria Municipal fará a doação do coberto das casas, pregos e parafusos telheiros, construção de banheiros completos para todas as novas casas, enquanto a mão de obra é de responsabilidade das famílias e lideranças indígenas.

Já foi realizada uma reunião no dia 11 de março, entre a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, equipe técnica do CRAS e lideranças indígenas da Comunidade do Carreteiro. Participaram da reunião o cacique Caçapava Elias, o vice-cacique Valério Braga e mais lideranças da comunidade indígena.

Hoje, ainda existe uma grande demanda de moradias na comunidade, sendo assim, foi explicado para as lideranças que as famílias beneficiadas precisam atender aos critérios de residir na aldeia; ter cadastro único; renda de até 3 salários mínimos; ter crianças e idosos na composição familiar; mulher chefe de família; comprovar vulnerabilidade social.

Conforme a secretária e primeira-dama Débora Melara, essa é mais uma ação desenvolvida pela Administração Municipal para ofertar moradias dignas, saneamento básico, qualidade de vida e bem-estar aos indígenas da Comunidade do Carreteiro.