04/03/2024 Assessoria de Comunicação

A chegada da água potável encanada às torneiras das casas já é uma realidade para os moradores da comunidade do Erval/São Marcos, em Água Santa. O Governo Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, concluiu recentemente a perfuração e instalação completa com encanamentos de mais um poço artesiano no município.

O poço artesiano deve atender mais de 10 famílias, além de moradores que irão utilizar a rede de água. A comunidade enfrentava sérios problemas de abastecimento, dependendo principalmente de fontes de água.

Para atender essa demanda, foram realizadas a perfuração de um poço artesiano, a instalação de uma bomba submersa, a entrada de energia elétrica e a colocação de uma nova rede de água, ligando o poço a uma caixa d'água de 10 mil litros.  Também foram utilizados mais de 3 mil metros de tubo PVC.

A atual administração municipal já investiu na perfuração de sete poços artesianos, sendo que com esse, já são três com a instalação da rede de água completa. A previsão é que até o final de 2024, sejam concluídas as instalações de rede de água nos restantes.

Desde o início da gestão, são realizadas avaliações e mapeamentos das comunidades com escassez de água no município, a fim de identificar a necessidade de perfuração de novos poços ou a manutenção dos existentes. Dessa forma, o compromisso de garantir o aceso a água de qualidade à população é mantido, contribuindo para a construção de um futuro melhor”, destaca o prefeito Eduardo Picolotto.

Para o secretário da Agricultura, José Lori Lorenzon, a instalação de novos poços artesianos é um compromisso com as comunidades.

Esses poços significam acesso à água de qualidade, melhorando a vida, a saúde e o bem-estar das pessoas que residem nas áreas rurais”, diz o secretário.

A Administração Municipal destaca o empenho integral e apoio da comunidade nos trabalhos da construção da rede de água e na instalação dos ramais para as propriedades. Além disso, agradece a administração de Santa Cecília do Sul que contribuiu com trabalhos com uma retroescavadeira.