DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO: ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DESTACA CONQUISTA E COMPROMISSO ATRAVÉS DA IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA TEACOLHEDIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO: ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DESTACA CONQUISTA E COMPROMISSO ATRAVÉS DA IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA TEACOLHE

02/04/2024 Assessoria de Comunicação

Hoje, 2 de abril, é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Para celebrar a data, a Administração Municipal de Água Santa apresenta as conquistas que contribuem para atender às necessidades e direitos das pessoas autistas e suas famílias. Neste sentido, destaca-se o Programa TEAcolhe, implantado pelo município em 2022.

A Administração de Água Santa mantém convênio ativo com a ACD de Passo Fundo para que crianças e jovens com autismo possam contar com atendimentos multiprofissionais do Centro Macroregional de Referência em TEA através do TEAcolhe — Programa de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo.

Além da criança ou jovem com TEA, a família também recebe apoio e informações que ajudam no dia a dia.

Desde o início do Convênio com a ACD já foram investidos mais de R$ 200 mil. Neste ano, o Programa oferta atendimento para até 12 crianças, com custeio mensal e até dois atendimentos semanais, sendo que atualmente a demanda de atendimento é de sete pessoas autistas. A iniciativa também oferta transporte gratuito.

O autismo demanda suportes terapêuticos adequados para promover mais autonomia e qualidade de vida às pessoas. E o programa dispõe de atendimentos multidisciplinares que incluem médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos.

A realização é da Administração através da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação.