Alunas de Água Santa ganham bolsa de intercâmbio e de graduaçãoAlunas de Água Santa ganham bolsa de intercâmbio e de graduação

21/08/2023 Assessoria de Comunicação

As alunas água-santenses, Priscila Favretto e Evelyn Reginato Alves, alunas da Escola Estadual de Ensino Médio Cláudio Antônio Benvegnu, participaram do “Desafio Empower 2023”, promovido pela ONG Embaixadores da Educação, onde concorreram com cerca de seis mil estudantes de todo o país e dentre tantos projetos apresentados tiveram os seus coroados com dois dos maiores prêmios do Desafio.

Com o objetivo de ser atuante na mudança que o mundo precisa a jovem, Priscila Favretto, que está cursando o 2º ano do ensino médio, realizou um projeto com o tema “Água potável e saneamento”, um projeto que não só deu certo e está trazendo benefícios para a Escola e para o município, mas que também garantiu à jovem uma bolsa de intercâmbio para os Estados Unidos e a oportunidade de palestrar em uma das maiores salas de empreendedorismo do país, o Crie o Impossível.

“A felicidade aumenta cada vez mais em perceber o alcance do meu projeto e das minhas conquistas por causa dele. Jamais imaginei a dimensão que isso tudo tomaria e me emociono toda vez que penso que meus sonhos estão se tornando realidade. O reconhecimento da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul me lembra o impacto transformador que gerei e me motiva a continuar mudando o mundo”.

A aluna ainda comentou sobre o apoio que recebeu da Administração Municipal “a Prefeitura de Água Santa desempenhou um papel fundamental para a concretização do meu projeto e sou extremamente grata por todo o apoio recebido. Espero logo estar viajando para os EUA, palestrando no Crie o Impossível e espalhando pelo mundo novas transformações!” finalizou, Priscila.

A aluna do 3º ano do ensino médio, Evelyn Alves, participou do desafio com o projeto “Incentivo ao esporte” o qual garantiu à jovem a bolsa de graduação em pedagogia. Durante a realização do seu projeto, Evelyn, mobilizou a escola inteira na prática de novos esportes.

Evelyn conta que “o projeto que desenvolvi se chama "Um Incentivo ao Esporte" e teve como objetivo animar os alunos após o incêndio que ocorreu na nossa Escola, trazer novas modalidades de esportes e dar oportunidade para os alunos participarem dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul - Jergs nessas outras modalidades. Então com a ajuda da direção da escola, de professores, colegas, amigos (muita gente ajudou de alguma forma), realizamos dois dias de competições de modalidades diferentes das que estávamos acostumados, sendo elas: handebol, basquete, xadrez, tênis de mesa e atletismo, onde os alunos que se destacaram foram premiados com medalhas simbólicas”.

A aluna finalizou dizendo que “é muito emocionante ter participado desse desafio, uma experiência incrível e que não foi fácil, mas com todo apoio que recebi consegui ser uma das finalistas e conquistei essa bolsa 100% de graduação para o curso de pedagogia. Sou muito grata a todos que de alguma forma ajudaram e fazem parte dessa conquista junto comigo e também o Desafio Empower por me proporcionar vivenciar tudo isso”.

As meninas também foram notícia no site da Secretaria Estadual de Educação, acessando o link a seguir você poderá ler a matéria, bem como entender sobre o processo do Desafio e o projeto que tornou as jovens água-santenses vencedoras do Desafio. Acesse o link: https://educacao.rs.gov.br/alunas-do-ensino-medio...

As alunas que hoje estão no ensino médio já foram alunas das nossas escolas municipais, passaram pelos ensinamentos e incentivos de muitos dos nossos professores, mas o inventivo maior sempre vem de casa. É em casa que os alunos devem ter todo o apoio e condições para poderem estudar, por isso conversamos com os pais das jovens que são também vitoriosos pela conquista de suas filhas.

“Como pais da Priscila, vemos o esforço que ela dedicou todo dia para fazer o projeto e, principalmente, quando estava colocando-o em prática. Passou semanas no computador estudando, fazendo parcerias, divulgando o projeto e correndo atrás de fazê-lo acontecer. Ver que todo esse esforço dela foi recompensado é um orgulho sem precedentes pra nós e temos a certeza que ela terá um futuro brilhante”, relataram Jadir e Fabiana Favretto.

O pai de Evelyn, Neuri Rodrigues Alves, disse que “eu me sinto muito feliz, agradecido por ela ter ganhado esta bolsa de graduação, a qual será muito útil para ela no futuro. Sempre estaremos na torcida por ela e certos de que no fim sempre dará tudo certo”. A mãe de Evelyn, Marilene Reginato Alves, também comemorou a conquista da filha, "fiquei muito feliz e orgulhosa dela ter participado e conquistado esse prêmio”.

Para o município de Água Santa sempre será uma satisfação enorme ter jovens água-santenses se destacando naquilo que se propõem a fazer. O futuro melhor que idealizamos depende muito dessa nova geração e se depender dessas duas jovens teremos boas perspectivas do nosso futuro.

“É com grande satisfação que estendo meus mais sinceros parabéns às alunas Priscila e Evelyn pela brilhante conquista no desafio Empower 2023. Suas realizações não apenas enchem de orgulho suas famílias e escola, mas também trazem um impacto significativo para Água Santa. Essas conquistas ressaltam o compromisso com a educação presente em nosso município e demonstram o potencial e talento que nossos estudantes possuem. Estou certo de que suas realizações servirão de inspiração para outros jovens, incentivando-os a se dedicarem aos estudos e à busca de soluções criativas para os desafios que enfrentamos. Com o apoio contínuo de toda a educação e da sociedade, estou confiante de que Água Santa continuará a trilhar um caminho de sucesso, com jovens preparados para contribuir para um futuro promissor”, relatou o secretário de educação e cultura”, Daniel Poletto de Souza.

* Na imagem as meninas seguram a menção honrosa que receberam pela bela participação na OBMEP 2023.