PRIMEIRAS DOSES DA VACINA CORONAVAC CHEGAM EM ÁGUA SANTAPRIMEIRAS DOSES DA VACINA CORONAVAC CHEGAM EM ÁGUA SANTA

20/01/2021 Assessoria de Comunicação

No último domingo, 17 de janeiro, a vacina Coronavac produzida pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan teve seu uso aprovado pela Anvisa. No início da tarde desta quarta-feira, 20 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Água Santa recebeu as primeiras doses da vacina contra a Covid-19. A primeira remessa de vacinas foi entregue para a Enfermeira, que trabalha na linha de frente no combate ao coronavírus, a Sra. Julia Sperotto Flores, pela 6ª Coordenadoria Regional de Saúde de Passo Fundo.

Seguindo as normas do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, alguns grupos foram priorizados nesta primeira fase de acordo com as vulnerabilidades relativas à exposição ao vírus. Os grupos que irão receber a primeira dose da vacina são:

Profissionais de saúde que atuam na linha de frente no enfrentamento a Covid-19;

Idosos e portadores de necessidades especiais em instituições de longa permanência;

Indígenas.

Nesta primeira leva do imunizante, foram destinadas 05 doses a Água Santa. A quantidade destinada ao município é relativa à quantidade de pessoas integrantes do público alvo presente no mesmo. Serão os profissionais da saúde, que trabalharam na linha de frente no combate ao coronavírus, que receberão as 05 doses destinadas ao município, dentre eles, enfermeiros e médicos da nossa Unidade Básica de Saúde.

A Sesai de Passo Fundo destinará 189 doses do imunizante para a população indígena do município que reside na aldeia indígena, bem como acampamento indígena, não contemplando indígenas que residem em outros locais. Todas as doses do imunizante serão ministradas pela Sesai nos postos indígenas.

Os idosos do município que residem em Lares de Idosos receberão a dose do imunizante no município onde se encontram, lembrando que em Água Santa não contamos com nenhuma Casa de Idosos.

É importante ressaltar para a população aguassantense que, neste momento, não haverá vacinas disponíveis na Unidade Básica de Saúde para a imunização da população em geral. Por tanto, é importante e necessário que os cuidados para a prevenção do coronavírus sejam mantidos, a higienização frequente das mãos, evitar aglomerações e fazer o uso de máscara.

O Prefeito, Eduardo Picolotto, como interino da Secretaria De Saúde, lamentou o irrisório número de vacinas encaminhadas ao município. “Juntamente com os demais Prefeitos da Amunor iremos deliberar uma Nota de Repúdio pelo descaso em que o tema esta sendo tratado. Estou envergonhado pelo que está acontecendo”, finalizou o Prefeito.

*Estaremos informando a população aguassantense assim que tivermos mais informações.