PROJETO: ONDE VOCÊ ESTÁ?PROJETO: ONDE VOCÊ ESTÁ?

26/02/2021 Assessoria de Comunicação

Em 1989 ainda quando a saúde era estadualizada foi transferida para Água Santa a Técnica de Enfermagem, Elza Rodigheri, que trabalhou durante 10 anos no antigo Postinho, onde já foi Secretária de Educação e hoje é Prefeitura Municipal. Quando a saúde foi municipalizada, em 1999, Elza passou a trabalhar na atual Unidade Básica de Saúde de Água Santa. Em 2012 após 23 anos de trabalho em prol da saúde dos aguassantenses a Tec. de Enfermagem se aposentou.

“No inicio da minha carreira aqui em Água Santa eu fiz um pouco de tudo, tirava fichas, fazia curativos, fazia vacinas e também acompanhamento domiciliar,“ comentou Elza. Após alguns anos desenvolvendo várias funções dentro da Secretaria de Saúde a Técnica de Enfermagem foi designada a permanecer efetivamente na sala de vacinas da Unidade Básica onde permaneceu por 10 anos exercendo a função de vacinar toda a população aguassantense. “Agradeço a oportunidade de ter permanecido por tanto tempo desenvolvendo uma função que muito me alegrava”, destacou.

Na época, além da vacinação era feito o acompanhamento das crianças com a tiragem de medidas e pesagem. Elza relembra que durante a vacinação e a triagem das crianças desenvolvia uma amizade com as mães “a gente conversava, trocava experiências, vi muita criança se desenvolvendo desde a fase da amamentação, quando começaram engatinhar e caminhar até se tornarem maiores. Trabalhar dessa forma fez com que criássemos laços de carinho e amizade, por isso comecei a ganhar as fotos” destacou.

Esse resgate da trajetória da ex-funcionária do município serve, além de agradecer pelos serviços prestados, para salientar e importância dos profissionais da saúde, aqueles que dedicam uma vida toda em prol de outras vidas, aqueles que com carinho e dedicação estreitam laços para uma vida inteira.

Querendo resgatar momentos como esse, ainda no ano passado, quando o Prefeito Eduardo Picolotto ainda era Secretário de Saúde, ele idealizou o “Projeto Onde Você Está?” que buscava fazer um resgate das fotos das crianças que ficavam em um quadro na sala de vacinas para desta forma saber onde e como essas crianças estavam. Feito esse levantamento através da página do município pudemos saber como essas crianças, agora jovens/adultos estavam através das fotos, textos e vídeos que eles nos mandaram.

Foi através do trabalho da Elza que recebia das mães as fotos de seus filhos e expunha elas em um quadro na sala de vacinas que esse resgate foi possível e para eternizar o Projeto e a gratidão do município para com a ex-funcionária na tarde de terça-feira, 23 de fevereiro, o Prefeito realizou a entrega de um quadro contendo todas as fotos que estavam na sala de vacinas.

No ato da entrega do quadro, Elza agradeceu a lembrança e salientou que mesmo hoje estando longe da função que exercia leva cada um, que passou pela sala de vacinas da Unidade Básica, na lembrança e que nutre um carinho especial por cada um.

Na oportunidade o Prefeito expressou o seu sentimento de gratidão e de toda a população aguassantenses pelo o trabalho da ex-funcionária. “Queremos através dessa singela lembrança eternizar uma vida inteira dedicada a uma tarefa tão nobre. Essas fotos representam um trabalho feito com carinho e atenção e eu que sou da saúde também sei o quanto isso é importante.”

Eduardo ainda frisou que em nome da Elza agradece os serviços de todos os funcionários que já passaram e os que estão exercendo funções dentro da saúde municipal, “o trabalho de vocês muda a vida das pessoas,” finalizou.