ONDE A VIDA COMEÇA!ONDE A VIDA COMEÇA!

19/08/2021 Assessoria de Comunicação

Gerar, gestar, parir, nutrir, acolher, conduzir. Tantos verbos se aplicam ao maternar, tanta doação, tanta mudança! O seu corpo é morada, alimento e o amor mais puro e vivo que existe.

As mudanças no corpo são nítidas, talvez as que se sobressaiam porque estão ali pra vocês verem e serem vistas. Mas e as mudanças que se passam na sua cabeça e no seu coração? Como você tem lidado? Já parou pra rever o que te faz bem?

Por vezes vocês acabam se cobrando tanto, se doando tanto e, por tantas vezes, esquecem-se de se colocar num lugar de reconhecimento. Olha pra tudo o que você fez! Você está gerando uma vida, seu corpo performou e performa milagres, você se doa dia e noite, você faz seu melhor, seu possível. Mudança também envolve a forma como a gente se vê, se reconhece e se valoriza!

Em Água Santa o gestar é eternizado através do Projeto Ecografia Natural – Uma Pintura de Amor que é uma política pública de humanização e durante os 03 anos de implementação várias grávidas passaram pela nossa UBS a fim de eternizar a sua gestação através da ecografia natural. Neste ano o Projeto vem buscando levar, através do ensaio fotográfico e da entrega de um álbum, todo o acolhimento para a família que aguarda a chegada de um novo integrante. O nosso desejo é que toda a gestante do nosso município viva esse momento carregado de respeito, desejo, apoio e possibilidades.

No dia 15 de agosto comemorou-se o Dia da Gestante e para eternizarmos a data neste ano convidamos duas gestantes que participaram do Projeto para dar seu depoimento sobre “O QUE É SER GESTANTE?”.

“Ser gestante, para mim, é viver um misto de sensações: surpresa, medo, dúvida e muita felicidade. É saber que um Ser está se desenvolvendo e se nutrindo do meu corpo, sendo parte de mim e da pessoa que eu amo. É acompanhar o desenvolvimento dessa vida que parece tão frágil e ao mesmo tempo é tão forte. É emocionante ver, que com apenas algumas semanas, já existe um coraçãozinho batendo valente. É um amor que cresce a cada dia, é maravilhoso sentir o carinho e o amor das pessoas pela vida que estou gerando, é agir e planejar a minha vida sempre pensando no bem estar do bebê. Ser gestante é testemunhar o milagre de Deus, o milagre da vida, a perfeição da natureza”. – Deise Luisa Maito.

“O dia da gestante é uma data muito especial, principalmente, para nós mamães que estamos vivendo este momento único de gerar uma nova vida. É um momento de muita alegria e celebração, pois a chegada de uma nova vida traz junto consigo muito amor para todas as pessoas que estão ao redor, não só para a mamãe. Um bebê traz tanta fé e esperança para uma casa, para uma família e até mesmo para a comunidade. A chegada de uma criança, de uma nova vida é a prova de que a vida pode ser renovada e pode trazer coisas maravilhosas para todos nós, apesar de tudo. Nos dias atuais, por exemplo, em meio à pandemia do coronavírus e tantos desafios é muito importante que a gestante esteja amparada com a formação de uma rede de apoio, por amigos, familiares, profissionais da saúde, porque a gravidez é uma fase que pode mudar por completo a vida de uma mulher, então é muito importante que ela esteja amparada e que ela tenha ao seu redor pessoas para auxiliar nesse momento de felicidade e ao mesmo tempo de alguns temores que podem acontecer no coração, nos pensamentos. Para nós mamãe de segunda viagem como é o meu caso a gestação é sempre um experiência única! A cada nova experiência a gente ganha mais confiança e se descobre verdadeiras e grandes guerreiras capazes de proteger e amar na mesma medida cada vida que geramos em nosso ventre. Eu agradeço todos os dias a Deus por ter dado a nós mulheres esse dom divino que é gerar aquele ser que com certeza irá nos fazer as pessoas mais felizes do mundo e nos transformar em mãe.” – Viviane de Melo.