SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA PALESTRA DE INCLUSÃO SOCIALSECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA PALESTRA DE INCLUSÃO SOCIAL

25/08/2021 Assessoria de Comunicação

Instituída pela Lei nº 13.585/2017 a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada no mês de agosto durante os dias 23 a 27. As ações desenvolvidas nesta semana buscam conscientizar a sociedade acerca de determinadas necessidades para inclusão, debatendo temas como autonomia, protagonismo, independência e a valorização da família.

Na tarde de hoje, 25 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura proporcionou aos alunos, pais e profissionais que atuam na educação especial uma tarde de conversa com a palestrante Tatiane Fontana que discorreu sobre os desafios e alegrias de ser como é.

A representante da Associação de Pais e Amigos Marta Ferronato no uso da palavra agradeceu o poder público por todo o incentivo e salientou da alegria de ser mãe do Everton que é aluno do Grupo Vida, “meu filho é perfeito para mim, é a minha maior alegria e meu maior combustível para enfrentar a vida,” finalizou.

A coordenadora do Grupo Vida Édina Santetti Perruzo deu boas-vindas aos presentes e agradeceu a presença de todos e finalizou dizendo que “a inclusão não depende de leis e decretos, depende de uma cultura aberta à mudança, com visão empática, integradora e humanizada dentro da sociedade”.

A secretária de educação e cultura Andriessa de Moraes de Souza disse que o papel da educação em Água Santa será de cada vez mais integrar o ensino às praticas de inclusão social, “se todos nós nos unirmos pela inclusão os resultados serão perceptíveis e juntos seremos mais fortes”.

Andriessa finalizou agradecendo aos profissionais que atuam na educação especial do município. “Aos profissionais que atendem nossos alunos obrigada pelo comprometimento de cada um em dar o seu melhor. Tenho certeza que os nossos alunos estão muito bem assistidos pelos brilhantes profissionais que temos. Vocês são a razão de cada sorriso e de cada passinho que os nossos queridos dão, não tenho dúvida que também da mesma forma, nós crescemos diariamente com eles”.

Para construímos uma sociedade justa, inclusiva e consciente precisamos apostar nas nossas crianças e jovens, há um longo caminho a se percorrer, mas enquanto estivermos à frente de Água Santa asseguraremos que faremos a nossa parte a fim de garantir os direitos das pessoas com deficiência. Buscando melhorias na acessibilidade e contribuindo com novos projetos de inclusão. Vocês encontraram a gestão alinhada com os seus propósitos, seguiremos juntos construindo uma sociedade mais inclusiva e justa, disse o prefeito Eduardo Picolotto.

A palestrante falou sobre a importância da autoaceitação “assim como a sociedade deve nos aceitar como somos nós devemos nos aceitar e entender que somos da forma como deveríamos ser”. Taty ainda questionou os presentes falando “Quem aqui tem orgulho de ser quem é?” “Eu tenho!”, finalizou. Que sejamos como a Taty e tenhamos orgulho de ser quem somos e que a aceitação nossa e do outro seja presente em nosso dia a dia.