ASSISTÊNCIA SOCIAL: JOVENS TRABALHADORES CONCLUEM ESTÁGIOASSISTÊNCIA SOCIAL: JOVENS TRABALHADORES CONCLUEM ESTÁGIO

23/11/2021 Assessoria de Comunicação

O programa Jovem Trabalhador é a chance do primeiro emprego de muitos adolescentes e jovens. Neste ano de 2021 a Secretaria Municipal de Assistência Social, além de capacitar os jovens com um curso de Qualidade na Prestação de Serviço e Atendimento ao Público, abriu novas vagas para os jovens do município se inscrever no programa.

O Programa tem duração de 01 ano, com possibilidade de prorrogação, conforme avaliação psicossocial da coordenadora do programa. Por isso no dia 08 de outubro a jovem trabalhadora Amanda de Lima Gois Gonçalves concluiu com mérito seu estágio. Sendo a primeira jovem a concluir o estágio vinculado ao Programa Jovem Trabalhador.

Amanda começou a trabalhar na prefeitura em 2019 e cumpriu com êxito suas funções, saiu com um grande aprendizado e vai deixar saudades para os colegas da prefeitura. Na despedida da jovem estiveram presentes o prefeito municipal, Eduardo Picolotto, a primeira-dama e secretária de assistência social, Débora de Cássia Melara, a secretária de administração, Marlei de Arruda Girardi, a mãe de Amanda e funcionária púbica Maria de Gois, a psicóloga do CRAS, Vivian Mühl e a funcionária do CRAS, Cleonice Bertoldi.

A secretária de administração, pasta onde Amanda desempenhava seu trabalho, ressaltou sobre a importância do programa e agradeceu a jovem pela dedicação, esforço e maturidade de Amanda que sempre se mostrou muito dedicada, assídua e responsável, além de muito amável e respeitosa com todos. “Desejamos que a Amanda tenha um futuro próspero cheio de oportunidades e que ela consiga aplicar o que aprendeu enquanto esteve atuando junto ao nosso município.”, destacou Marlei Girardi.

No dia 05 de novembro o jovem João Vitor Araújo Scarparo encerrou seu estágio na empresa Evolução Comunicação Visual e Serigrafia onde completou seu estágio pelo Programa Jovem Trabalhador. No seu período de estágio, João mostrou-se dedicado e responsável pelas suas atribuições, concluído com existo o seu estágio onde deixará saudades pelo funcionário exemplar que foi. Na despedida do jovem estiveram presentes os empresários Eloi Prudente da Rosa e William Zandona.

“Nos últimos dois anos vivenciamos uma jornada a qual não estávamos habituados: trabalhar com um menor aprendiz. Acreditamos que essa experiência foi engrandecedora para ambas as partes. Para nós, enquanto empreendedores, foi um período de grandes aprendizados, de paciência e dedicação no repasse dos conhecimentos. Além disso, é uma atividade honrosa poder contribuir na educação de jovens como o João. Fazer parte desse projeto fez com que abríssemos um leque de oportunidades para os menores aprendizes, bem como, proporcionou uma nova perspectiva sobre a inserção de adolescentes no ambiente profissional. Em suma, podemos afirmar que estamos satisfeitos com esse projeto e incentivamos a permanência do mesmo, para que mais jovens como o João possam ter oportunidades como essa”, explanou o empresário William Zandona.

“Com o objetivo de gerar oportunidade de inserção no mercado de trabalho para jovens de 14 e 18 anos, a Secretaria de Assistência Social abraça o Programa Jovem Trabalhador com muita responsabilidade e dedicação. É papel da gestão pública municipal dar oportunidade aos jovens, em especial aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social, oportunizando o ingresso no mercado de trabalho e aproximando estes jovens das empresas locais e também do poder público municipal, discutindo questões como a redução da violência e aprendizagem. Este é o objetivo principal da Secretaria de Assistência Social,” destacou a secretária de assistência social Débora Melara.

“Oportunizar o preparo para o mercado de trabalho a esses jovens é uma tarefa muito importante e através do Programa Jovem Trabalhador queremos, cada vez mais, preparar os nossos jovens para o mercado de trabalho, promovendo essa oportunidade de vivenciar e adquirir novos conhecimentos, ideias e habilidades”, disse o prefeito, Eduardo Picolotto.