ÁGUA SANTA DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM VIRTUDE DA ESTIAGEMÁGUA SANTA DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM VIRTUDE DA ESTIAGEM

14/01/2022 Assessoria de Comunicação

A Famurs promoveu na manhã de segunda-feira, 10 de janeiro, uma reunião para debater a mitigação e enfrentamento da estiagem que assola centenas de municípios gaúchos. O encontro contou com a participação dos presidentes das associações regionais, Secretaria de Agricultura e Ministério da Agricultura, senadores, deputados, entidades representativas do agronegócio e, de forma virtual, os prefeitos gaúchos.

O prefeito municipal, Eduardo Picolotto participou da reunião onde as autoridades presentes explanaram sobre as principais medidas que podem ser tomadas nesse período, muitos casos foram avaliados e muitas sugestões encaminhadas ao Governo Estadual e ao Governo Federal a fim de amenizar os prejuízos causados pela estiagem em vários municípios do nosso Estado.

A estiagem ocasionou na diminuição considerável da capacidade de exploração da água, causando perdas consideráveis nas lavouras de milho, soja, culturas de subsistências e afetou seriamente a produção da bacia leiteira e falta de água para consumo humano. Por conta disso, na manhã de 12 de janeiro, o prefeito, Eduardo Picolotto, assinou o decreto que declara situação de emergência nas áreas do município afetadas pela estiagem.

“O primeiro passo que o município deu foi o de decretar situação de emergência para que as próximas medidas sejam tomadas a fim de achar alternativas viáveis e resolutivas de curto, médio e longo prazo, para atender as demandas dos agricultores de Água Santa,” comentou Picolotto. O prefeito ainda agradeceu o trabalho incansável da Defesa Civil Municipal, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Assistência Social, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Água Santa.