ROMARIA DOS AGRICULTORES DE ÁGUA SANTA: MEIO SÉCULO DE FÉ E DEVOÇÃOROMARIA DOS AGRICULTORES DE ÁGUA SANTA: MEIO SÉCULO DE FÉ E DEVOÇÃO

17/02/2022 Assessoria de Comunicação

No último domingo, 13 de fevereiro, aconteceu no município a tradicional ROMARIA DOS AGRICULTORES DE ÁGUA SANTA. Na sua quinquagésima edição a Romaria reuniu romeiros de toda a região.

A Romaria dos Agricultores é realizada anualmente, sempre no segundo domingo de fevereiro e acontece na Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Distante 2 km da atual sede do município na Gruta Nossa Senhora de Lourdes brota uma fonte cuja água era considerada milagrosa pelos primeiros moradores, que acreditavam ter ela curado várias doenças. Hoje é o principal ponto turístico do município, considerado um lugar santo.

“Estamos muito felizes em ter podido realizar essa Romaria ao lado de tantos romeiros, o nosso sentimento de hoje é

gratidão

, principalmente, ao Padre Darci Zanolla que foi o grande responsável por criar a Romaria e também a todas as pessoas que ao longo desse meio século estiveram presentes. Diante da situação que vivemos onde há dois anos enfrentamos as incertezas da pandemia e hoje a estiagem, percebemos que perante a todos esses obstáculos a nossa fé não diminui, ela só aumenta”, relatou o Pe. Domingos Treviso.

Todos os anos a Romaria dos Agricultores reúne romeiros de toda a região, dentre eles agricultores e religiosos. A romaria inicia com a procissão religiosa que sai da Praça Central até a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, com a chegada dos romeiros na Gruta é realizada a missa que posteriormente é seguida pela confraternização do almoço. Na parte da tarde os romeiros reúnem-se para a tradicional benção que fecha o dia de agradecimento e celebração dos romeiros.

“Gostaria de agradecer a todos aqueles que ajudaram na realização da festa, trabalhadores, diretoria, paróquia, festeiros, empresas parceiras e principalmente a cada um dos romeiros que se fizeram presentes demonstrando a sua fé e suas preces em Nossa Senhora de Lourdes”, finalizou o Pároco de Água Santa, Pe. Domingos Treviso.

“Foi um momento muito importante para nós da Administração Municipal poder comemorar junto com a grande região, alguns presencialmente e outros através das mídias, desse momento de fé e devoção que acontece em nosso município há 50 anos. Somos agraciados por ter em nosso município um espaço em meio à natureza que remete toda a fé da nossa população, na Gruta os água-santenses e todos os visitantes podem fazer seus pedidos e agradecimentos. Somos gratos por todas as bênçãos que a nossa terra nos proporciona”, relatou o prefeito em exercício, Ademir Favaretto (TITO).

A todos os devotos de Nossa Senhora de Lourdes rezem com confiança essa poderosa oração:

Ó Virgem puríssima, Nossa Senhora de Lourdes, que vos dignastes aparecer a Bernadete, no lugar solitário de uma gruta, para nos lembrar que é no sossego e recolhimento que Deus nos fala e nós falamos com Ele, ajudai-nos a encontrar o sossego e a paz da alma que nos ajude a conservar-nos sempre unidos em Deus. Nossa Senhora da gruta, dai-me a graça que vos peço e tanto preciso: (pedir a graça). Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós. Amém.