MELIPONÁRIO MUNICIPAL É INAUGURADO EM ÁGUA SANTAMELIPONÁRIO MUNICIPAL É INAUGURADO EM ÁGUA SANTA

18/04/2022 Assessoria de Comunicação

Na tarde do dia 12 de abril, a Administração Municipal de Água Santa, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Emater, Sicredi, Cooperativa Aguassantense de Apicultores LTDA – COAPI, Centro de Tecnologia de Alternativas Populares – CETAP e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Água Santa, inaugurou o Meliponário Municipal.

O Meliponário é uma coleção de colmeias de abelhas sem ferrão de vários tipos. Em Água Santa o Meliponário conta com 13 enxames e 07 espécies de abelhas sem ferrão, dentre elas a espécie jataí, manduri, mandaçaía, irá, mirim-guaçu, canudo e emerina.

Esse é um projeto ambiental que visa à preservação das abelhas, algumas delas em extinção, bem como, incentivar aos agricultores familiares do município a investirem nessa cultura. “Pretendemos, com o tempo, aumentar o nosso meliponário municipal e também contribuir com o produtor que quiser implementar em sua propriedade,” comentou o secretário de agricultura e meio ambiente, Jairo Rodigheri.

Desde setembro de 2021 a Secretaria de Agricultura, juntamente com o CETAP, vem trabalhando encima dos enxames para que essa inauguração fosse possível nessa data. “Realizamos um extenso trabalho desde o ano passado e continuaremos a desempenhá-lo agora que o nosso meliponário já é uma realidade. Vamos continuar buscando novas alternativas e aprimoramentos para que o projeto seja expandido”, finalizou Jairo.

O prefeito municipal, Eduardo Picolotto, em seu pronunciamento, salientou a importância desse projeto e disse que a Administração Pública de Água Santa sempre estará empenhada em buscar projetos que agreguem na vida das pessoas.