Água Santa é um dos 14 municípios que assinou aditivo contratual com a Corsan/AegeaÁgua Santa é um dos 14 municípios que assinou aditivo contratual com a Corsan/Aegea

31/10/2023 Assessoria de Comunicação

O prefeito de Água Santa, Eduardo Picolotto, esteve na manhã da última sexta-feira, 27 de outubro, no CTG Alexandre Pato, em Lagoa Vermelha, acompanhado do secretário da fazenda, Willian Favretto, e da assessora jurídica, Divanice Belegante, e com mais 13 prefeitos da Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense – Amunor, para a assinatura do aditivo contratual com a Corsan/Aegea. O aditivo adéqua a prestação de serviços de saneamento básico nos municípios às exigências do Marco Legal do setor.

Com a formalização do contrato de concessão os prefeitos da Amunor garantem aos seus municípios o subsídio superior a R$ 415.000.000,00 em investimentos para alcançar a universalização dos serviços de água e esgotamento sanitário até 2033.

O contrato inclui metas quantitativas de não interrupção do abastecimento, de redução de perdas de água e de melhoria dos processos de tratamento, assim como a extensão do prazo da prestação de serviços da Companhia até 2062.

Com administração do Consórcio Aegea, a Corsan deve investir um total de R$ 15 bilhões, na próxima década, para qualificação da infraestrutura de abastecimento de água e expansão do sistema de esgotamento sanitário em 317 municípios gaúcho.

“Saneamento Básico é saúde para nossa população e esse é nosso principal compromisso, por isso, esse é um importante momento para Água Santa que hoje não tem esgoto tratado. O contrato também prevê a construção de uma estação de tratamento, os municípios só têm a ganhar com isso. Teremos mais de R$ 11. 000.000,00 em investimentos da Corsan até 2033 em nosso município, trata-se de um compromisso com o bem-estar social feito de forma coletiva, pois estamos junto com outros municípios da região assinando este ideal. Quem ganha é a nossa comunidade, que terá não só a água, mas também o esgoto tratado, como ele tem que ser”, destacou o prefeito, Picolotto.