SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE SEMANA DO MEIO AMBIENTE NA ESCOLA PE. RAIMUNDO DAMINSECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE SEMANA DO MEIO AMBIENTE NA ESCOLA PE. RAIMUNDO DAMIN

15/06/2022 Assessoria de Comunicação

No dia 05 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Água Santa promoveu durante a semana passada alguns momentos de conscientização à preservação do Meio Ambiente.

Nós, seres humanos, somos os grandes responsáveis por mudanças graves no meio ambiente, como a poluição e a perda de biodiversidade, e cabe a nós criar medidas que impeçam que nossos impactos atinjam de modo irreversível a Terra. A educação das nossas crianças sempre será uma alternativa altamente promissora, por isso é fundamental que as famílias e a escola eduquem as crianças para a conscientização da importância da preservação do meio ambiente.

Por isso, foi com o tema “Não queremos meio ambiente, queremos um ambiente inteiro” que os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Raimundo Damin trabalharam com seus alunos a importância do ser humano na transformação do meio em que vive e o que as suas interferências tem causado a natureza, bem como despertar e estimular a criatividade para o assunto.

Durante a semana foram realizadas varias ações, dentre elas a palestra com a ex-aluna da escola, Taizi Miorando, onde a ambientalista tratou de importantes assuntos com os alunos a certa da preservação do meio ambiente. Em pareceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos os alunos realizaram a coleta de lâmpadas fluorescentes e incandescentes queimada. Realizaram também a campanha “Tampinhas do amor” onde coletaram tampinhas de plástico e destinaram para o Centro Assistencial à Criança com Câncer Morena Benvegnú.

Em parceria com o Grêmio Estudantil da escola realizaram a coleta de papel e latinhas para reciclagem. Em parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e acompanhados pela agrônoma e assessora técnica do Centro de Tecnologia de Alternativas Populares – CETAP, Diulie Almansa da Costa, os alunos visitaram o meliponário na Praça Central Avelino Júlio Pimentel onde aprenderam sobre a importância das abelhas na construção de um meio ambiente saudável.

“Trabalhar sobre as medidas de prevenção ao meio ambiente com os nossos alunos é uma medida importante para que desde cedo eles entendam que são os responsáveis pelo que fazem de mau e de bem no planeta em que vivemos, por isso a conscientização sempre será importante e a escola sempre será um fomentadora de conhecimento para a formação dessa consciência”, relatou a secretária de educação e cultura, Andriessa de Moraes de Souza.