Aquisição de livros para o Ensino Fundamental anos iniciais e finaisAquisição de livros para o Ensino Fundamental anos iniciais e finais

08/02/2024 Assessoria de Comunicação

A aquisição de livros para o ensino fundamental anos iniciais e finais e também especialmente aqueles que destacam a cultura afro e indígena, desempenha um papel crucial no desenvolvimento educacional e na promoção da diversidade cultural. Em nosso município a compra realizada pela Secretaria de Educação e Cultura representa um compromisso significativo com a valorização dessas culturas e a construção de uma educação mais inclusiva e representativa.

Os livros escolhidos para compor o acervo educacional não apenas fornecem conhecimento sobre a história, tradições e contribuições dos povos afro e indígenas, mas também estimulam a empatia, o respeito e a compreensão mútua entre os estudantes. Essa abordagem enriquece o currículo escolar, permitindo que os alunos conheçam e se identifiquem com as diferentes perspectivas culturais desde cedo.

Andriessa, Secretária de Educação e Cultura de Água Santa, ressalta a importância desse investimento como uma forma de combater o preconceito, promover a igualdade racial e reconhecer a diversidade como um valor fundamental na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Segundo ela, “A compra de livros que abordam a cultura afro e indígena não apenas enriquece o aprendizado dos nossos alunos, mas também fortalece a identidade cultural de nossa comunidade, promovendo o respeito e a valorização das diferenças.”

Através desse investimento, o poder público municipal reafirma seu compromisso com uma educação que reconhece e celebra a diversidade, preparando os alunos para serem cidadãos conscientes, tolerantes e capazes de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e plural. O ano letivo ainda nem começou, mas estamos empenhados a continuar construindo o amanhã. “Que em 2024 nossos alunos e a comunidade escolar possam usufruir das novas coleções de livros e que, através deles, possam descobrir um mundo inteiro de possibilidades e descobertas”, destacou o prefeito Eduardo.