EQUIPE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PARTICIPA DE PALESTRA DO PROJETO TEACOLHEEQUIPE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PARTICIPA DE PALESTRA DO PROJETO TEACOLHE

13/02/2023 Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Água Santa promoveu na última sexta-feira, 10 de fevereiro, no Grupo PAS, aos professores, coordenadores, equipe diretiva, monitores e atendentes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Raimundo Damin e da Escola Municipal de Ensino Infantil Antonio Alfredo de Souza, uma palestra intitulada como: O TEA e o ambiente escolar: da teoria a prática.

A palestra foi ministrada pela médica neuropediatra, Marcela Monteiro Gonçalves de Lima, e pela neuropsicopedagoga mestra em educação especial, Josiana Hertel, responsáveis pelo Projeto TEAcolhe do Centro Macroregional de Referência Norte do Programa de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo.

O Transtorno do Espectro Autista é uma alteração no desenvolvimento neurológico que se inicia na infância e é caracterizado por dificuldades de comunicação e interações sociais, padrões de comportamentos, interesses e atividades que tendem a ser restritos e repetitivos.

Os sinais do TEA começam na primeira infância e mantêm-se na adolescência e vida adulta. Segundo as palestrantes, o TEA tem maior prevalência no sexo masculino, sendo, geralmente, em grau mais alto quando diagnosticado no sexo feminino.

A palestra tinha como intuito de passar importantes informações quanto ao trato com alunos com TEA, os quais tiveram grande incidência nos últimos anos em Água Santa. “Sempre estaremos aprendendo, o aprendizado não para, ainda mais quando se trata dos nossos alunos e de como alinharmos a nossa educação com as necessidades de cada um. Este ainda é um assunto que desperta grandes dúvidas em nossa equipe educacional, mas não estamos medindo esforços para, cada vez mais, buscarmos informações e proporcionarmos a todos uma boa educação”, comentou a secretária de educação e cultura, Andriessa de Moraes de Souza.

Participaram também da palestra representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação.