SECA TRAZ PREJUÍZOS IRREVERSÍVEIS NO MUNICÍPIO DE ÁGUA SANTASECA TRAZ PREJUÍZOS IRREVERSÍVEIS NO MUNICÍPIO DE ÁGUA SANTA

14/02/2023 Assessoria de Comunicação

O município de Água Santa preocupado com a situação da agricultura e pecuária decorrente da estiagem que assola a área rural do município irá decretar situação de emergência.

Em reunião com agricultores representantes das comunidades água-santenses no dia, 02 de fevereiro, na Câmara Municipal de Vereadores de Água Santa e hoje, 13 de fevereiro, em reunião com o Conselho Municipal de Agricultura de Água Santa, da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Emater, e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, também na Câmara Municipal de Vereadores, ficou acordado que o Poder Público tomará todas as medidas cabíveis para decretar situação de emergência em Água Santa.

A estiagem que atinge todo o Rio Grande do Sul traz prejuízos irreversíveis para as lavouras de soja, milho e pastagens, afetando também a bacia leiteira e demais setores de produção. Muitos casos foram avaliados e serão encaminhadas ao Governo Estadual a fim de amenizar os prejuízos causados pela estiagem.

As perdas no município segundo a Emater já ultrapassam R$ 149.313.900,00. Na produção de 14.200 ha de soja a perda já é de 60 %, assim como em 1.500 ha de área plantada de milho grão e 1.500 ha de área plantada de milho silagem a perda é de 60%.

E 30% do leite e do feijão até o momento. A estiagem teve início no dia 1º de dezembro de 2022.

“O próximo passo que o município dará será reunir dados, estimativas, fotos documentos e decretar situação de emergência para que assim as próximas medidas sejam tomadas a fim de achar alternativas viáveis e resolutivas de curto, médio e longo prazo, para atender as demandas dos agricultores de Água Santa,” comentou o prefeito, Eduardo Picolotto.