REUNIÃO POR UMA EDUCAÇÃO SEGURAREUNIÃO POR UMA EDUCAÇÃO SEGURA

14/06/2023 Assessoria de Comunicação

Reuniram-se na manhã e na tarde de hoje, 14 de junho, no Ginásio Municipal de Esportes Marcos Aurélio Danelli, professores, equipe diretiva e de funcionários, coordenadores pedagógicos, Conselho Tutelar, equipe assistencial da Secretaria Municipal de Assistência Social, Brigada Militar, prefeito municipal e secretário municipal de educação e cultura, pais de alunos do 1º ao 9º Ano A e B, assim como alunos do 6º ao 9º Ano A e B da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Raimundo Damin do município de Água Santa.

Na oportunidade, infelizmente, reuniram-se para debater assuntos que não deveriam chegar e/ou acontecer no âmbito escolar, mas nos últimos tempos tomou forma e gerou e gera pânico em toda comunidade água-santense.

Desde o mês de abril, onde, nacionalmente, se propagava que haveria ataque às escolas, o município de Água Santa vem buscando tomar ações concretas para garantir a segurança de todos que frequentam as escolas municipais. Até o presente momento já foram contratados seguranças, redobrado o cuidado com o acesso aos prédios escolares, cercado muros, além de todo o apoio que as escolas já tinham com o vídeo monitoramento. Os encontros e reuniões entre a comunidade escolar, todas as ações de segurança que foram ampliadas, toda a divulgação de correntes de CADA UM FAZER A SUA PARTE para mantermos a segurança de todos, parece não ter surtido efeito, pois alunos e professores foram alvo de ameaças durante a semana mesmo com todas as medidas já tomadas.

Talvez a medida maior que seja preciso tomar é entender por que situações como essa estão ocorrendo em um município tão pequeno, acolhedor, onde todo mundo se conhece, como Água Santa. Cena como essa só se via acontecer em grandes centros do país. Por que crianças, adolescentes e adultos agiriam dessa forma? Entender a raiz do problema e tratá-la é e sempre será a medida mais efetiva. Por isso é, e sempre foi essencial que nós, pais responsáveis pela criação e educação das crianças que colocamos no mundo, saibamos o que se passa dentro das nossas casas, que possamos avaliar quais são as pegadas que estamos deixamos para aqueles que nos seguem e como podemos garantir que estamos educando nossos filhos para viver em um sociedade civil onde as diferenças são respeitadas e a violência não é resposta para nada. Enquanto adultos devemos refletir e avaliar quais são as ações e exemplos que estamos deixando para aqueles que nos cercam.

As ameaças, embora vagas assustam, ainda mais quando não se sabe de ondem vem… de crianças, de adolescentes, de adultos, bom a Polícia Civil, responsável pela investigação poderá nos dar as respostas que buscamos quando o caso for resolvido. Novas medidas que acontecerão dentro da escola foram acordadas entre os presentes na reunião de hoje. A partir de segunda-feira, 19 de junho, TODAS AS PESSOAS que entrarem nos prédios escolares passarão por uma revista; fica expressamente PROIBIDO o uso de celulares por parte dos alunos na escola; pais e responsáveis terão papel mais efetivo na vida escolar de seus filhos e serão acionados sempre que seus filhos tiverem condutas que não condizem com o âmbito escolar.

Ficou acordado na reunião também algumas medidas que deverão ser tomadas em todos os lares, onde todos os pais e responsáveis se comprometeram em revistar as mochilas de seus filhos antes deles saírem para a escola, essa é uma ação bem efetiva que se levada a risca poderá evitar qualquer outro transtorno. Também ficou acordado que pais e responsáveis passarão tempo de qualidade com seus filhos, conversarão, serão um canal de escuta e afeto e se perceberem que eles precisam de ajuda irão ofertar.

É importante mencionar que o gerente do Banco do Brasil de Água Santa, o Sr. Paulo, prontamente ofertou ao município um detector de metal que será utilizado até a doação dos 02 detectores chegarem. Sendo assim, alunos não terão o ano letivo prejudicado com o afastamento das aulas.

Resta-nos dizer que o município de Água Santa, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, está tomando todas as ações cabíveis para garantir a segurança de alunos e professores e também garantir que o ensino dos alunos não seja prejudicado, porque lugar de criança é na escola aprendendo com afeto, amor e liberdade e lugar de professor que ama o que faz é repassando ensinamentos para a formação dos nossos alunos. As investigações do caso não competem ao município e sim a Polícia Civil, ao município somente compete contribuir com a Polícia em tudo que a mesma solicitar e também pedir celeridade na resolução da investigação. Aos pais e responsáveis compete educar e ensinar seus filhos a serem boas pessoas e a escola compete a formação escolar dessas crianças.

Por fim agradecemos a presença na reunião dos pais e responsáveis que se preocupam com a segurança e a educação dos seus filhos e salientamos que se cada um de nós fizermos nossa parte casos como esse não voltarão a acontecer.